terça-feira, 13 de maio de 2008

A Codificação Espírita

«O Livro dos Espíritos» não é, porém, apenas, a pedra fundamental ou o marco inicial da nova codificação. Porque é o seu próprio delineamento, o seu núcleo central e ao mesmo tempo o arcabouço geral da doutrina. Examinando-o, em relação às demais obras de Kardec, que completam a codificação, verificamos que todas essas obras partem do seu conteúdo. Podemos definir as várias zonas do texto correspondentes a cada uma delas.
Assim como, na Bíblia, há o núcleo central do Pentateuco, e no Evangelho o do ensino moral do Cristo, no «Livro dos Espíritos» podemos encontrar uma parte que se refere a ele mesmo, ao seu próprio conteúdo: é o constante dos Livros I e II, até o capítulo quinto. Este núcleo representa, dentro da esquematização geral da codificação, que encontramos no livro, a parte que a ele corresponde. Quanto aos demais, verificamos o seguinte:

1º) «O Livro dos Médiuns», seqüência natural deste livro, que trata especialmente da parte experimental da doutrina, tem a sua fonte no Livro II, a partir do capítulo sexto até o final. Toda a matéria contida nessa parte é reorganizada e ampliada naquele livro, principalmente a referente ao capítulo nono: «Intervenção dos Espíritos no mundo corpóreo».

2º) «O Evangelho segundo o Espiritismo» é uma decorrência natural do Livro III, em que são estudadas as leis morais, tratando-se especialmente da aplicação dos princípios da moral evangélica, bem como dos problemas religiosos da adoração, da prece e da prática da caridade. Nessa parte, o leitor encontrará, inclusive, as primeiras formas de «Instruções dos Espíritos», comuns aquele livro, com a transcrição de comunicações por extenso e assinadas, sobre questões evangélicas.

3º) «O Céu e o Inferno» decorre do Livro IV, «Esperanças e Consolações», em que são estudadas os problemas referentes às penas e aos gozos terrenos e futuros, inclusive com a discussão do dogma das penas eternas e a análise de outros dogmas, como o da ressurreição da carne, e os dos paraíso, inferno e purgatório.

4º) «A Gênese, os milagres e as predições», relaciona-se aos capítulos II, III e IV do Livro I, e capítulo IX, X e XI do Livro II, assim como as partes dos capítulos do Livro III que tratam dos problemas genésicos e da evolução física da terra. Por seu sentido amplo, que abrange ao mesmo tempo as questões da formação e do desenvolvimento do globo terreno, e as referentes a passagens evangélicas e escriturísticas, esse livro da codificação se ramifica de maneira mais difusa que os outros, na estrutura da obra-mater.

5º) Os pequenos livros introdutórios ao estudo da doutrina, «O Principiante Espírita» e «O que é o Espiritismo», que não se incluem propriamente na codificação, também eles estão diretamente relacionados com «O Livro dos Espíritos», decorrendo da «Introdução» e dos «Prolegomenos».

Autor: José Herculano Pires

Depois desta pequena apresentação, podemos observar com facilidade como as obras vão se estruturando numa hierarquia de assuntos e conhecimentos que vão tomando maior vulto e complexidade com o passar do tempo.

Como podemos observar após esta leitura, há um encadeamento das idéias, permitindo que os assuntos sejam aprofundados segundo a estruturação dos princípios básicos, das leis fundamentais, leis estas que são universais.

Outro ponto importante para observarmos é toda a estrutura didática, digna dos melhores mestres, começando com as idéias elementares, com os princípios mais básicos, e passando gradualmente, com o amadurecimento do aluno até assuntos mais complexos. O que demonstra uma inteira sinergia entre os Espíritos e o próprio Kardec.

O quinto item é de suma importância, dentro deste encadeamento, na formação do principiante espírita, permitindo-lhe assimilar com mais facilidade e de forma mais segura os princípios e leis expressos na Doutrina dos Espíritos,

E imperioso se faz a observação correta deste processo de aprendizagem para melhor formação dos 'novos' espíritas, como para os mais 'antigos', para que possam seguir com menos tropeços a nossa longa estrada chamada: evolução.

Enfim, bons estudos!

4 comentários:

  1. Meu coração...
    A busca interior constitui um forte apelo e um vigoroso convite a mudança d comportamento,mentalidade,d estado d espirito,visando ao aperfeiçoamento intelecto-moral do espirito,em beneficio de nossa evolução espiritual.
    Blogs c/ o teu são + uma oportunidade d leitura e reflexões no auxilio da consciencia d nós msm.Bjos querido..
    parabens..

    ResponderExcluir
  2. Muito válido seu Blog. Conteúdos bem embasados na Codificação. Precisamos de mais pontos de luz no caminho como este.

    Abraços Anderson!

    ResponderExcluir
  3. Anderson, querido!
    Tu nos traz uma riqueza dentro desse espaço. Parabéns pela dedicação.
    Somos todos necessitados, sempre, de estudos e em cima disso, analisar a nossa existência e o que estamos fazendo dela.
    Que Deus te ilumine e que traga à todos nós a consciência de que somos UM SÓ.

    Beijão e Obrigada por me presentear com essa leitura.
    Clarice/ClaCla

    ResponderExcluir
  4. Anderson, querido!
    Tu nos traz uma riqueza dentro desse espaço. Parabéns pela dedicação.
    Somos todos necessitados, sempre, de estudos e em cima disso, analisar a nossa existência e o que estamos fazendo dela.
    Que Deus te ilumine e que traga à todos nós a consciência de que somos UM SÓ.

    Beijão e Obrigada por me presentear com essa leitura.
    Clarice/ClaCla

    ResponderExcluir