quarta-feira, 12 de maio de 2010

Dois anos de muita alegria e estudos

Olá meus queridos amigos e leitores.

É com muita satisfação que venho informar-lhes que, amanhã, este blog estará completando 2 anos de muito estudo e dedicação à Doutrina Espírita.

E como o objetivo deste blog são as análises, amanhã estarei publicando um texto especial justamente sobre a importância da análise crítica de tudo quanto seja publicado ou opinado em nosso movimento.

Todos sabemos que a avalanche de livros publicados por editoras espíritas e não espíritas, por pessoas muitas vezes descomprometidas com qualquer fundamentação doutrinária, estão lotando as livras espíritas ou não.

É neste momento que a correta formação doutrinária, assunto que muito preocupou e preocupa escritores e pensadores espíritas de todas as épocas.

J. Herculano Pires, um fabuloso escritor espírita, jornalista, professor de Filosofia e defensor do Existencialismo Espírita, certa vez afirmou:

"Sem a formação doutrinária, não teremos um movimento espírita coeso e coerente. E, sem coesão e coerência, não teremos Espiritismo. Essa a razão por que os Espíritos Superiores confiaram às mãos de Kardec o pesado trabalho da Codificação. Kardec teve de arcar, sozinho, com a execução dessa obra gigantesca. Porque só ele estava em condições de realizá-la".

Como exigir novas revelações aos espíritos se nós não sabemos como avaliar e verificar as informações transmitidas? Como realizar com proveito uma pesquisa de aprofundamento sobre as temáticas atuais se não temos uma ferramenta indispensável para estes estudos: a evocação? Pois Kardec deixou claro que as revelações espontâneas, como as vemos nos dias de hoje, são de alto valor instrutivo, entretanto, nunca deveríamos nos esquecer do consenso universal [o tão discutido e polemizado CUEE - Controle Universal do Ensino dos Espíritos exposto na Introdução do Evangelho segundo o Espiritismo e da Revista Espírita de 1864] para o correto estabelecimento de novos princípios espíritas.

"Enquanto não compreendermos que Espiritismo é cultura, as tentativas de unificação do nosso movimento não darão resultados reais. Darão aproximações arrepiadas de conflitos, aumento quantitativo de adeptos ineptos, estimulação perigosa de messianismos individuais e de grupos. Flamarion, que nunca entendeu realmente a posição de Kardec, e chegou a dizer que ele fez obra um tanto pessoal, como se vê no seu famoso discurso ao pé do túmulo, teve, entretanto, uma intuição feliz quando o chamou de bom senso encarnado.

Esse bom senso é que nos falta. Parece haver se desencarnado com Kardec, e volatizado com Denis. Hoje, estamos na era do contra-senso. Os mesmos órgãos de divulgação doutrinária que pregam o obscurantismo, exibem pavoneios de erudição personalista, em nome de uma cultura inexistente. Porque cultura não é erudição, livros empilhados nas estantes, fichário em ordem para consultas ocasionais. Cultura è assimilação de conhecimentos e bom senso em ação"
.

"A formação espírita exige ensino metódico mas, ao mesmo tempo, livre. Foi o que os Espíritos deram a Kardec: um ensino de que ele mesmo participava, interrogando os mestres e discutindo com eles. [Não observamos esta mesma liberdade por parte dos reveladores atuais, faltam diálogo, estudo, pesquisa, sabatinando o autor espiritual na busca pela mais completa tranparência e fidelidade à verdade] Por isso, não houve infiltração de mistificadores na obra inteiriça, nesse bloco de lógica e bom senso, que abrange os cinco livros fundamentais de Codificação, os volumes introdutórios e os volumes da Revista Espírita, redigidos por ele durante quase doze anos de trabalho incessante".

"Precisamos de expositores didáticos, servidos por bom conhecimento doutrinário, arduamente adquirido em estudos e pesquisas. Expor os temas fundamentais da Doutrina, não é falar bonito, com tropos pretensamente literários, que só servem para estufar vaidade, à maneira da oratória bacharelesca do século passado".

"Precisamos definir a posição cultural espírita perante a nova cultura dos tempos novos. E só faremos isso através de organismos culturais bem estruturados, funcionais, dotados de recursos escolares capazes de fornecer, aos mais aptos e mais sinceros, a formação cultural de que todos necessitamos, com urgência".


Estes são trechos do livro "O Mistério do Bem e do Mal" de José Herculano Pires.


É por tudo isto, pela necessidade de pensarmos verdadeiramente o Espiritismo que idealizamos este blog. E é por isto, ainda mais, que escrevemos o texto que vocês poderão ler amanhã. Um texto feito com imenso carinho e, ai de mim, sem a menor pretensão de ser o dono da verdade, ou a única cabeça pensante do movimento. Estou apenas fazendo a minha parte, conforme inspiração da Espiritualidade.

Então, espero por todos vocês amanhã, para leitura e comentários deste novo texto e para comemoração de mais um ano no ar, ou melhor, pela vitória de poder estar há mais de dois anos e com mais de 6. 000 visitantes de vários países, inclusive o Brasil.

Um fraterno abraço a todos e até amanhã!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário