segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

As muitas vidas de Chico Xavier

Olá pessoal. Feliz ano novo!

Retorno novamente para continuar com minha saga de relatar fatos que tenham relação com o Espiritismo ou pensamentos meus sobre meus estudos espíritas e, por que não, não-espíritas.

O motivo que me faz escrever estas linhas é o objetivo de dividir com vocês algumas impressões que tive ao ler o livro "As Vidas de Chico Xavier", escrito por Marcel Souto Maior.

Adianto, antes de mais nada, que estas linhas serão breves e são apenas para expressar o que senti e pensei ao terminar a leitura deste livro.

Primeiramente, ao pegar este livro para ler, o que me moveu foi o interesse em conhecer um pouco mais sobre esta grande figura que buscou em seus 92 anos se fazer pequeno, como pequeno deve ser todo aquele que busca crescer espiritualmente. E conhecer, fundamentalmente, um pouco mais sobre sua produção psicográfica prodigiosa.

O escritor consegue imprimir à sua narrativa um ritmo agradável que nos permite saborear bem o livro. Consegue ir e vir passeando pelos anos, pulando datas e retornando a elas para, linearmente ou não, contar a história sob o seu ponto de vista: o do jornalista.

É assim que começando pela morte do Chico, ele consegue contar sua infância. Seus problemas com sua madrinha, que pelo fato do garoto ver espíritos, lhe furava constantemente com um garfo na tentativa de puní-lo. As primeiras confusões a que foi lançado, principalmente quando recebeu menção honrosa após participar de um concurso de redações para alunos da quarta série primária, promovido pela Secretaria de Educação de Minas Gerais.

Entretanto, mesmo com todos os percalços que enfrentou na infãncia, nenhum deles seria maior que o gerado pelo livro "Parnaso de Além-Túmulo", no qual cerca de 59 poetas dariam alí o testemunho de que somos imortais.

Críticas voaram, mas elogios também. E Humberto de Campos foi um dos que, mesmo não acreditando na existência dos Espíritos, afirmava que não sendo os Espíritos os autores da obra, e ele tendo 'imitado' os estilos de cada poeta, ainda assim deveria ser admitido como o mais novo gênio literário, pois só sendo um verdadeiro gênio para obter tal proeza!

É desta forma que o autor do livro, o Marcel Souto, vai contando contos e causos do mineiro do século, as dificuldades que encontrou em sua família quando da aceitação de seu mediunato, de sua indeclinável vontade de não usufruir de um centavo sequer dos milhões que suas obras geravam, das doações [muitas bastante suntuosas] que lhe chegavam às mãos, da imcompreensão de muitos espíritas, que o criticavam, de milhares de pessoas que o idolatravam, de gente que mesmo com todos os livros, com os exemplos, com as súplicas mesmo do próprio Chico, achava mais fácil tentar ver se ele 'adivinhava' algo sobre a sua vida ou de algum ente desencarnado que praticar as lições que constavam nos livros que Chico mais divulgava: O Livro dos Espíritos e O Evangelho segundo o Espiritismo.

E é assim que vemos sua vida passar por nossos olhos a cada vez que trocamos de páginas.

Entretanto, sempre, aqui ou acolá, distante da pesquisa mais aprofundada que o autor do livro poderia fazer, percebemos presentes termos e palavras que destoam dos fatos mesmo que ele relata. É algo como: 'e Chico se perdia na noite com seus fantasmas'; 'Histórias mirabolantes', atos e efeitos semelhantes ao de um mágico' (ao se referir à fenômenos de materialização levados à efeito por Peixotinho), entre outros termos que destoam, e parecem revelar um riso irônico de alguém ainda muito cético que não acredita (talvez muito pouco) naquilo que presenciou, pesquisou e decidiu relatar.

Isto de longe torna o livro fastidioso, cansativo ou agressivo, dando mostras de ser escrito por alguém quase que obrigado. Não, longe disto. O livro é muito bom, mas poderia ser melhor se fosse, bem, melhor pesquisado e avaliado. Entretanto esta é apenas uma impressão que me ficou, e que espero não façam com que você leitor não desita de lê-lo.

É interessante compreender como aconteceu o primeiro Pinga-Fogo, a participação de Chico, a repercussão, a participação de Herculano Pires no debate. As reações de Padres e Bispos àquela desinformação causada pela divulgação do Espiritismo por um médium espírita a que permitia a Tv Tupi.

Como sucedeu o segundo Pinga-Fogo, as dificuldades de saúde de Chico durante toda a sua vida, sua luta interminável contra a idolatria que o seguiria por toda a sua vida, com gente se ajoelhando aos seus pés para beijá-lo, gente que pagava caro só para tirar uma foto com ele, que brigava, xingava, esperneava quando ele, cansado, com dores fortes causadas pelas suas doenças, tinha que interromper o atendimento ao público para descansar. As tentativas diversas de assasinato contra ele, as dificuldades e mentiras causados por quem desejava interromper sua missão, o desgaste causado pelas noites mal-dormidas, pelas frutrações com companheiros que se perdiam no exagero da crítica sem conhecimento de causa ou daqueles que se deixavam levar pelo interesse nos $$$ que o médium poderia proporcionar ao atender ricos e famosos.

Não ficou de fora a velha discussão sobre ser Chico a reencarnação de Kardec ou não. E aqui vai uma advertência: lembra o leitor quano mais acima levantamos a opinião sobre ter tido o autor pouco embasamento para elaborar a obra e fazer citações sobre textos espíritas? Nesta delicada questão, à qual Chico não quis se envolver, por motivos óbvios, o autor do livro afirma ser uma das coincidências o nascimento dos dois na mesma data: 2 de abril.

Vejamos apenas esta citação, pela sua importância:

Chico teria voltado ao planeta para pôr em prática as idéias defendidas
nos livros escritos por ele como Kardec. Algumas coincidências reforçaram a
tese defendida pela maioria dos amigosdo autor do Parnaso.
Chico nasceu em 2 de abril, mesmo dia da morte de Kardec. Em Obras
Póstumas, Kardec previa a própria volta para o fim do século passado ou início
deste. Chico nasceu em 1910.

Só uma coisa torna este relato incorreto: Kardec desencarnou no dia 31 de março 1869, e não no dia 2 de abril como o texto afirma. Observemos que pode ser somente um erro de data, algo que qualquer mortal como nós pode cometer. Ou pode ser uma desatenção de alguém que se incumbiu o dever de escrever uma biografia que deve pecar pela exatidão. Entretanto, este pequeno deslize também não diminui a obra. Do contrário, reforça em nós, o desejo de estarmos sempre alertas, prontos a exercer a análise e buscar comparar as fontes.

O livro caminha, assim, citando as confusões em que ele se meteu por começar a psicografar relatos de jovens mortos que eximiam seus colegas, amigos ou conhecidos da respectiva culpa por assassinato a que eram réus. Uma absolvição realmente do outro mundo!

Fatos como estes e outros são contados no livro e fazem valer o reais que se gastam para comprá-lo. E indico este livro a todos que desejem conhecer um pouco mais daquele que se auto-intitulava um 'Cisco' no mundo, alguém menor que um verme.

Boa leitura e bons estudos!

Um comentário:

  1. Anderson, um dia eu aprendo a fazer resenha de livro. Acho super difícil. Então só posso dizer : Parabéns !

    Eu já li esse livro e gastei uma caixa de Kleenex de tanto que chorei em inúmeras passagens. "Cisco" somos nós, ele foi enorme.

    Um abraço.

    ResponderExcluir